Sanduíche-iche

De Sayba

Sobre[editar]

Sanduíche-iche refere-se a um vídeo do YouTube que se tornou viral em 2005. Nele, uma nutricionista chamada Ruth Lemos era entrevistada pela Rede Globo. Durante a entrevista, Lemos começou a repetir sílabas enquanto tentava dar a entrevista por conta de uma dificuldade técnica.

Origem[editar]

Em 2005, Ruth Lemos deu uma entrevista para a Rede Globo por conta do dia do nutricionista. Um atraso na transmissão do áudio de retorno atrapalhou Ruth Lemos, fazendo com que ela repetisse palavras e sílabas, e não conseguisse dar a entrevista corretamente.[1] O vídeo “Sanduiche-iche (legendado)”, que mostrava a entrevista, alcançou mais de 2,8 milhões de visualizações no YouTube.

Propagação[editar]

O principal meio no qual o meme se espalhou foi pelo YouTube, em que diversos vídeos reproduzindo a entrevista e paródias foram feitas.

Em julho de 2008 foi criado um perfil humorístico no Twitter com o nome @ruth_lemos, personificando Ruth Lemos e reproduzindo o padrão de fala da entrevista.

Repercussão[editar]

Inicialmente, Ruth Lemos não apreciou a recepção, pois se sentiu ridicularizada.[2] Ela tentou se eleger como deputada com a visibilidade, mas não conseguiu.[3]

A fama gerou entrevistas[4][5] e propagandas[6]. Lemos afirma ainda ser reconhecida nas ruas.

Referências externas[editar]